Santo Antônio tem início a campanha de vacinação contra a Covid-19; secretária de saúde foi a primeira a receber a dose

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santo Antônio começou na manhã desta quarta-feira (20). Com a chegada das vacinas da Coronavac, produzidas pelo instituto Butantan, a sala destinada a aplicação dos imunizantes no município foi aberta oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde. O ato aconteceu no Centro Municipal de Saúde.

Nesse primeiro momento, profissionais de saúde ligados diretamente ao Covid receberam a primeira dose da vacina, dentre eles trabalhadores do SAMU, profissionais do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal e profissionais do Centro de Enfrentamento da Covid do Município. A abertura oficial foi realizada às 10h50 pela Coordenadora Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Aparecida, e o coordenador da sala de vacinas do Município, José Radir.

A primeira a tomar a vacina foi a secretária municipal de saúde, Nova Avelino. Enfermeira no Hospital Regional de Santo Antônio e profissional que trabalha na linha de frente no combate à Covid-19, Nova descreveu a emoção de ser imunizada e celebrou o início da vacinação. “O momento é de gratidão a Deus pela chegada da vacina. Quero parabenizar a todos os profissionais de saúde que resistiram bravamente a esse vírus porque não é fácil lutar contra um inimigo invisível. Iniciamos agora a vacinação dos grupos prioritários e, se Deus quiser, vamos imunizar toda a população. Isso é motivo de vitória e alegria pra todos nós”, disse Nova que foi vacinada pela enfermeira Amanda.

A Coordenadora Epidemiológica Maria Aparecida explicou que, nessa primeira fase, estão sendo vacinados os profissionais que atuam diretamente no combate à Covid-19 no município – seja na rede estadual ou municipal, de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelo Ministério Público. Nas próximas fases, a vacinação será realizada para pessoas do grupo prioritário como idosos e com comorbidades e, posteriormente, para o público em geral.

Maria Aparecida enfatizou que os detalhes da campanha serão divulgados no plano municipal de vacinação a ser lançado ainda esta semana.

Vale ressaltar que o município de Santo Antônio recebeu apenas 222 doses do “CoronaVac”, quantidade insuficiente para atender a toda demanda de profissionais da área.