Concurso Polícia Civil da Paraíba 2021: Governador autoriza edital com 1.400 vagas

O Governo do Estado da Paraíba vai abrir um novo edital de concurso público da Polícia Civil (Concurso Polícia Civil PC PB 2021).

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o Governador do Estado, João Azevêdo, autorizou a realização do novo certame da corporação para o preenchimento de 1.400 novas vagas.

De acordo com o chefe do executivo estadual, o concurso público da PC-PB tem o objetivo de atender as necessidades dos cargos da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.

A expectativa é que o próximo edital seja divulgado com vagas para nove cargos. As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de delegado (120 vagas); escrivão (520 vagas); perito médico (50); técnico em perícia (73); necrotomista (70); agente de investigação (414); perito criminal (77); perito químico (45); e papiloscopista (31).

O concurso público da Polícia Civil PC-PB é uma necessidade de anos no Estado. Em 2019, por exemplo, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados.

Porém, um ano após a informação, o concurso da PC-PB seguiu sem definição. Na época, o secretário afirmou que precisaria de autorização governamental e da equipe econômica do estado.

O concurso PC PB 2021

Para nível médio, o concurso contará com vagas para os cargos de papiloscopista, técnico em perícia e necrotomista. Para nível superior, as chances serão para os demais cargos. Os salários ainda não foram confirmados.

Agora, segundo o Governo, uma comissão organizadora do concurso será anunciada e o edital com os detalhes será divulgado “em breve”.