Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começa em Santo Antônio

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina começou nesta segunda-feira (6) e segue até 5 de outubro em Santo Antônio. O Dia D da campanha acontece no dia 29 de setembro nos postos de vacinação. Devem ser levados todos os cães e gatos saudáveis, com mais de 3 meses de idade.

A meta é vacinar 80% de 6.641 animais, sendo 4.542 cães 2.099 gatos. No ano passado, o município não atingiu a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, alcançando 79,6% dos animais imunizados.

A vacinação foi iniciada porta a porta por agentes de combate às endemias na zona rural e também está sendo disponibilizado um posto fixo na cidade, situado no centro de saúde.

Para a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha antirrábica é uma ação voltada para vigilância, prevenção e controle da raiva em caninos e felinos, levando em consideração a proximidade dos animais com o homem. “O objetivo é reduzir os números de raiva humana transmitida por cães e gatos”, disse.